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  • Fabio Guimarães

Sua marca é reflexo da sua reputação. E se o seu espelho se quebrar?

Nesses tempos de hiper conectividade, a perda da reputação é um fantasma que assombra as empresas.


Atualmente é possível dizer que a principal meta da maior parte das empresas é aumentar a própria reputação na mente dos consumidores. Se essa meta for alcançada, provavelmente haverá um aumento do número de negócios fechados (venda ou serviço) em razão dessa construção de imagem.


Dessa forma, a gente percebe que a reputação de uma empresa está intimamente ligada à sua marca. Se uma empresa perde a sua marca por não tê-la registrado no INPI, a sua reputação também pode ser perdida da noite para o dia.


Você sabe muito mais que eu que reputações são construídas de forma lenta ao longo de anos. Elas são construídas com muito trabalho e investimento após muitas conversas, após muitos contatos, após muitas tentativas, erros e ajustes.


Então se eu estivesse no mercado já há alguns anos e tivesse que reconstruir minha reputação da noite para o dia porque uma outra empresa registrou minha marca, eu provavelmente sentiria uma frustração do tamanho do Corcovado.


Se tudo isso acontecesse por uma inércia minha, possivelmente eu desejaria quebrar coisas.


"São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la (Warren Buffett)

Contudo, esse risco de se perder a marca e a reputação pode ser minimizado através de uma pesquisa profunda sobre a situação da marca no INPI e sobre a situação dela perante a concorrência.


Nesse ponto, posso te contar sobre 2 pessoas que me procuraram recentemente: uma empresária de Resende (RJ) que está criando sua reputação, e um palestrante do Rio que já é bastante famoso.


A empresária está entrando no ramo de estética e me procurou para estudarmos previamente sobre a marca do estabelecimento. Ela me trouxe 8 ideias para a marca da sua empresa. Eu condenei todas pois já estavam registradas no INPI ou conflitavam com marcas já existentes.


Com essa pesquisa, ela evitou fazer um enorme investimento em marcas que já estavam condenadas. Nós conversamos sobre uma estratégia para ela encontrar um nome melhor e ela criará sua reputação a partir daí com um nome original e único.


A segunda história envolve um cliente que é um renomado palestrante da área de vendas. Ele estava lançando um curso totalmente inovador no mercado sem ter registrado previamente a marca.


Fizemos um estudo bastante detalhado sobre a marca e percebemos que ele poderia continuar investindo nela para solidificar sua reputação. O curso já foi lançado e está fazendo um enorme sucesso.


No primeiro caso, a empresária conseguiu entender alguns dos parâmetros necessários para a definição de bons nomes para sua futura empresa. Com isso ela poderá investir na construção da sua reputação com inteira segurança.


No segundo, o palestrante entendeu que a marca do seu curso será um dos principais canais por meio do qual sua reputação se consolidará no mercado.


Pesquise, registre, proteja-se.


Se o seu negócio já estiver em pleno curso, pesquise assim mesmo. Se for inevitável ter que mudar sua marca, então que isso seja feito o mais rápido possível. Quanto mais cedo for feito, menor o impacto sobre sua reputação.



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