- Fabio Guimarães
O que são marcas e patentes?
Atualizado: 30 de Jan de 2020
Meses atrás eu estava numa reunião num escritório de contabilidade da minha cidade para descrever os meus serviços de registro de marcas e para propor uma parceria.
O escritório ocupava uma casa inteira e era super bem estruturado. O contador com quem me reuni parecia ser experiente e me relatou que eventualmente eles recebiam clientes procurando por "registro de marcas e patentes".
No meio da minha apresentação ele me interrompeu um pouco sem graça para me pedir para lhe explicar a diferença entre marcas e patentes pois ele não sabia.
E de fato eu percebo em conversas corriqueiras que essa é uma dúvida bastante comum, e que as pessoas usam essa expressão "marcas e patentes" como se fosse uma coisa só.
Então vamos a uma explicação simplificada: pegue o seu celular como exemplo.
Basicamente ele é um aparelho telefônico integrado a um mini-computador e a uma câmera fotográfica.
Em algum momento no passado, alguém inventou esse aparelho, e essa invenção foi registrada para que o seu inventor pudesse produzi-la com exclusividade.
Esse registro da invenção é a patente.
Já o nome do fabricante do seu celular, seja ele Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, é a marca.
Da mesma forma, o nome do modelo do seu celular também será uma marca, como por exemplo iPhone X, Mi9, Galaxy S10, Zenfone.
Então patente é um registro de uma invenção, de uma coisa.
E a marca é o nome ou o símbolo usado para identificar aquela coisa que foi patenteada. Detalhe importante: além de produtos, a marca também identifica serviços.
Simples, não?
