Sou obrigado a registrar a marca da minha empresa?

Nenhuma empresa é obrigada a registrar uma marca, pois a lei 9.279/96 que trata desse registro também trouxe ferramentas de defesa para as marcas não registradas.

A diferença é que uma marca não registrada fica extremamente exposta a transgressões pelo fato de
não estar registrada em nenhum lugar, impossibilitando que outras empresas sequer saibam que estão utilizando irregularmente uma marca já usada.

Na verdade, o registro de uma marca no INPI é um direito e não uma obrigação.

 

Esse direito é o de justamente proteger a marca do seu negócio e impedir que outras empresas a utilizem indevidamente gerando prejuízos e induzindo os consumidores a erro.

Registrar uma marca passa sempre por uma decisão do empresário que precisa considerar a seguinte questão:

Existem negócios em que a localização do estabelecimento é mais importante ou marcante para os consumidores que o nome em si.

Nesses casos, muitas vezes os consumidores ou não lembram o nome do estabelecimento ou o associam a algum outro estabelecimento próximo:

"Aquela confeitaria em frente ao shopping..."

Também existem negócios em que a presença de uma determinada pessoa é a sua principal referência:

"Aquele restaurante do José Afonso..."

Se por alto o seu negócio possui essa característica, então entendemos que você possui duas opções:

1) deixar tudo como está;

2) reposicionar sua marca no mercado.

O SEU NEGÓCIO DEPENDE DE UM NOME?
OPÇÃO 1
DEIXAR TUDO COMO ESTÁ

Se essa situação é confortável para você e se o nome do seu estabelecimento não faz muita diferença no seu negócio, então é possível dizer que não há necessidade de você registrar a sua marca.

A prova dos nove é você imaginar a hipótese de ter que mudar o nome do seu estabelecimento. Se isso acontecer, os clientes continuarão vindo?

Se sim, então seu negócio independe do nome.

Se não, se a mudança do nome pode te fazer perder clientes, então vale a pena pensar com mais cuidado sobre a questão.

OPÇÃO 2
REPOSICIONAR A SUA MARCA NO MERCADO

Resumidamente, reposicionar a sua marca no mercado significa realizar campanhas de marketing para substituir na cabeça dos consumidores a referência (em frente ao shopping) ou pessoa (o José Afonso) pela sua marca.

 

O profissional ideal para te ajudar com isso é o publicitário.

Se você precisar, nós indicamos dois nomes: a Mit Guimarães e o Zé Cabral. A experiência dela vem de uma rede de lojas bastante variada no interior de SP. A dele vem da multipremiada agência WMcCamm.

Mesmo nesse caso, o registro da marca é uma peça-chave para essa mudança radical de estratégia pois não faz sentido investir financeiramente no marketing de uma marca que já pode ter um outro dono ou que poderá ser registrada por outra empresa a qualquer momento.

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